segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Atividade 2.4- Reflexões sobre a participação em redes

 No encontro presencial de sistematização da unidade II vamos refletir:

Reflexões sobre a participação em redes

Após toda essa trajetória de reflexões acerca de qualidades de redes/comunidades de aprendizagem e prática, sugerimos que você realize uma reflexão pessoal, avaliando sua participação em uma ou mais redes, nas quais você participa, e debata com colegas estratégias para aprimorar o uso desses recursos.

Orientações para a atividade:

Momento 1:

    1. Reflita acerca dos aspectos apresentados sobre a importância da colaboração e reciprocidade em uma rede virtual:
    a. Você participa ativamente buscando cultivar suas relações sociais e/ou contribuir para o progresso coletivo, no caso de redes com objetivos específicos?
    b. Você costuma comentar/avaliar os trabalhos compartilhados por seus pares? Por exemplo: mensagens nos Fóruns, postagens nos Blogs dos colegas, mensagens na Comunidade Redes de Aprendizagem, no e-ProInfo.
    c. Como se sente quando recebe comentários? Você verifica e responde, quando for o caso, às mensagens que recebe em seu Blog e nos Fóruns?
    2. Analise também as especificidades nos propósitos de cada rede que participa:
    a. Entre as redes que você participa, quais se enquadram na definição de “comunidade de prática” apresentada por Wenger (2006)?
    b. Você considera que a(s) comunidade(s) poderia(m) evoluir em algum dos requisitos: domínio, comunidade, prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?
    c. Caso você considere que nenhuma das redes contempla a definição de “comunidade de prática”, tente identificar obstáculos. E quais estratégias podem ser adotadas para potencializar o surgimento desse tipo de comunidade.

Momento 2:

    1. Ao final do processo de autoavaliação, sugerimos um debate entre os cursistas, a fim de compartilhar as descobertas individuais e realizar no coletivo uma “tempestade de ideias” para a proposta de estratégias de aprimoramento das redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário